02/10/2015

Noite de autógrafos e lançamento do livro “FAGULHAS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS” – Célio Moreira da Fonseca

“FAGULHAS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS", foi apresentado na noite desta quarta-feira (30), no Salão Paroquial em Lagoa Formosa

Ele faz sucesso e tem credibilidade entre todas as idades,por isso tanta gente prestigiou o lançamento de mais um livro com a autoria de Célio Moreira da Fonseca. “FAGULHAS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS “foi apresentado na noite desta quarta-feira (30). Leitores lotaram o Salão Paroquial no centro da cidade para pegar autógrafos, prestigiar e apoiar o lançamento do livro do escritor Lagoense.

Com a presença de uma legião de fãs ficou comprovado o que todo mundo já sabia! O carinho pelo historiador, professor, e escritor, Célio Fonseca. Ficou evidente e estava estampado no sorriso de todos que se fizeram presença, ao falarem do sucesso de Célio Fonseca, que em tudo que faz, procura se lançar de corpo e alma, e é por isso que é um símbolo da cultura em Lagoa Formosa. Um autor que traz a sua vida sempre ligada à arte e à cultura.

Nascido a 12 de abril de 1958, Célio é filho de Tarcísio José da Fonseca e Luzia Moreira da Fonseca. É casado com Stelamar Soares Rosa da Fonseca, com quem teve dois filhos: João Pedro e Maria Clara. Já nos primeiros anos de escolarização, foi destaque no então Grupo Escolar Coronel Cristiano, onde cursou as séries iniciais, recitando poesias infantis de autores famosos e textos próprios, por ocasião das comemorações cívicas do calendário escolar.

Estudando no Ginásio Nossa Senhora da Piedade, descobriu a aptidão pelo desenho. Foi como estudante desse educandário que fez os primeiros traços artísticos. Neste particular, Célio desenhou vários quadros que pertencem à sua galeria pessoal, explorando o abstrato como motivação maior de sua arte. Cursou o científico na Escola Estadual Zama Maciel de Patos de Minas. O curso de Licenciatura curta em Ciências na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos de Minas. Graduou-se em Ciências, com habilitação em Matemática na mesma faculdade, entidade esta que o teve como professor para alunos que buscavam habilitação em matemática. E Pós graduação pelo Instituto Educacional de Assis/ São Paulo.

Dentre as suas diversas atividades profissionais à docência se destaca, pois lecionou na Escola Paulo de Tarso, na Escola Nossa Senhora da Piedade, na FAFIPA de Patos de Minas e na Escola Estadual Coronel Cristiano, além disso foi balconista, redator e repórter esportivo, Agente Censitário, Chefe de Gabinete do prefeito e secretário de Educação e Cultura de Lagoa Formosa, secretário e diretor social do Lagoa Tênis Clube. Mas foi, contudo, na literatura que o nosso autor conseguiu marcar a sua grande criatividade.

O que se pode destacar desse seu mais novo trabalho “FAGULHAS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS” é que o mesmo enfoca partes de fatos acontecidos antigamente em Lagoa Formosa, sintetizando uma história que não foi contada ainda para muitas pessoas.

E sobre o autor dessa obra o que se pode ressaltar: As várias entrevistas que foram feitas para o Lagoa formosa Acontece, pareciam até ter sido feita com a mesma pessoa, as respostas até pareciam que foram ensaiadas, já que todas foram unânimes ao se declararem fãs incondicionais do escritor. Um profissional ainda jovem e apaixonado pela arte e pela cultura; sua amabilidade e presteza no trato para com as pessoas; uma vida marcada pela fé e pelo amor que se manifesta em tudo que faz; e com uma inteligência impressionante e sempre procurando expressar a sua intimidade e amor por sua cidade natal. Parabéns Celio Moreira da Fonseca, um orgulho de Lagoa formosa!