Câmara Municipal de Lagoa Formosa

Notícias

01/10/2015

Dentre destas 272 cirurgias, apenas oito foram liberadas para a cidade de Lagoa Formosa

272 pessoas participaram da realização do mutirão de cirurgias de cataratas que envolveram 23 municípios


Quarta-feira, 272 pessoas participaram da realização do mutirão de cirurgias de cataratas com a participação de várias regiões. Foram exatas 23 cidades que são: Lagoa Formosa a anfitriã – Presidente Olegário – São Gotardo – Guimarânia – Matutina – São Gonçalo do Abaeté – Cruzeiro da Fortaleza – Rio Paranaíba – Guarda Mor – Tiros – Lagoa Grande – Varjão de Minas – Paracatu – Arinos – Formoso – Chapada Gaúcha – Dom Bosco – Buritis – Riachinho – Uruana de Minas – Cabeceira Grande – Natalândia – Brasilandia de Minas. A proposta do mutirão é realizar 272 cirurgias de catarata durante três dias. O objetivo da iniciativa é reduzir o tempo de espera pela cirurgia, ampliando o atendimento aos usuários que necessitam deste procedimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

As 13h e 45 minutos, o recepcionista anuncia o nome de mais um dentre dezenas que já haviam sido atendidos e que ainda estava para ser. Seu Anastácio Domingos dos reis, de 60 anos de idade, se levanta prontamente e se dirige devagar, talvez não acreditando que aquele momento tão esperado, estava para acontecer. Arrastando um pouco os pés nos chão, Anastácio segue em direção ao centro cirúrgico. Ele é uma dentre várias pessoas na sala de espera do do Centros de Especialidades Médicas de Lagoa Formosa, que estavam aguardando para ser atendido.
Seu Anastácio mora em São Gotardo, e conta que há algum tempo estava com a visão embaçada. “Comentei sobre o problema com o agente de saúde que sempre vai a minha casa e ele marcou uma consulta com o médico do PSF do meu Bairro, que é mais perto de casa. Chegando lá o doutor disse que precisaria fazer uma cirurgia de Cataratas nos dois olhos e me deu um encaminhamento. Já fiz todos os exames e agora fui chamado para fazer a primeira cirurgia o que trouxe uma alegria muito grande pra mim e minha família”, conta o aposentado.
A cirurgia de Seu Anastácio Domingos dos Reis foi realizada com o maior sucesso, e foi muito rápida, apenas 10 minutos. São dois especialistas da área fazendo as cirurgias: Dr. Elzio Bueno Filho e Breno Tavares Nogueira, ambos de Belo horizonte, e que fazem em uma hora várias cirurgias.

Dentre destas 272 cirurgias, apenas oito foram liberadas para a cidade de Lagoa Formosa Apesar de a anfitriã ter recebido apenas oito vagas, uma coisa ficou realmente constatada. Lagoa Formosa é uma referência em nosso estado também em saúde, porque diante de 23 municípios e sendo alguns superior em população, foi exatamente a cidade administrada por José Wilson Amorim que foi escolhida. “É muito gratificante para Lagoa Formosa ter sido lembrada, com certeza o estado considerou que Lagoa Formosa teria condições de cumprir com todos os requisitos necessários para receber 23 municípios e consecutivamente teria estrutura necessária para a realização das 272 cirurgias” reportou a secretária de Saúde.